-
Arquitetos: Niji Architects
- Área: 73 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Niji Photo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa para aluguel com duas unidades, de três pavimentos cada uma, encontra-se num terreno muito pequeno de 33 m², em Tóquio.
As linhas derivadas das restrições ao norte e a rua deram a forma de duas águas. A planta é dividida no leste com uma parede divisória em forma de "s". Implantadas simetricamente, as unidades têm exatamente as mesmas plantas. Apesar da pequena área, os ambientes oferecem uma sensação de amplitude devido à parede diagonal. A forma também ajuda a economizar espaço suficiente para as áreas molhadas, enquanto proporciona amplas áreas de estar.
A luz do sol entra por uma grande claraboia e uma janela ao longo da parede; as luzes e sombras criam diferentes formas que seguem a parede diagonal e o teto inclinado. Através do jogo de luzes e sombras, os inquilinos experimentam o ciclo do dia.
As janelas em cada unidade são invertidas entre si, num sentido leste-oeste, permitindo que a luz direta e indireta crie diferentes espaços enquanto a planta segue sendo a mesma. A partir desta distinção, cada unidade adquire uma personalidade encantadora e permite a fixação de preços de propriedades similares. Por dentro e por fora, os detalhes entregam uma impressão abstrata de nada além do espaço, de modo que o inquilino tem apenas a pura experiência da luz e do céu. Espera-se que a partir de agora, cada habitante traga um pouco de sua própria cor e desfrute dos pequenos prazeres cotidianos.